É uma técnica havaiana e significa CAUSA e PERFEIÇÃO.
Através desta técnica temos a capacidade de fazer e trazer o certo para o nosso próprio Ser, e retornar ao estado de perfeição, colocando novamente nossa página de vida em branco. Para tanto, é só pedir à divindade que aquilo que está dentro de nós, e que causou uma divisão em nossos pensamentos, venha à superfície para ser liberado.

Ao pedir perdão ao Divino por haver hospedado pensamentos que nos separaram de nossa Unidade com o Espírito, os pensamentos perniciosos e recorrentes desaparecem. Para conseguir isso, às vezes você precisa perguntar várias vezes qual a razão por trás do pensamento, a fim de que apareça na superfície para ser liberado. E quando se libera, o espaço é imediatamente preenchido com um amoroso sentido de Unidade com TUDO.

O Ho'oponopono é um processo de contrição, arrependimento, pedido de desculpas e transmutação e consiste em fazer um pedido à energia do Amor Universal e Incondicional para cancelar e substituir as energias tóxicas que podem ser encontradas em si mesmo. O amor faz o fluxo do processo através da Mente Espiritual ou Super-consciência e continua seu fluxo através da mente consciente, libertando-a da excessiva racionalização, para finalizar na mente emocional ou subconsciente, onde todos os pensamentos se desvanecem com as emoções tóxicas, substituindo-os com amor incondicional.
Não há limite quanto ao número de vezes que esta ferramenta pode ser usada, especialmente no que se refere a transmutar em pura luz seus pensamentos, seus familiares, ascendentes e descendentes, porque esta ferramenta é um pedido para purificar os pensamentos tóxicos que causam divisões reais em sua percepção.
O Ho’oponopono é realmente muito simples. Para os antigos havaianos, todos os problemas começam a tomar forma no pensamento. Ter pensamentos não é o problema. O problema está em todos os nossos pensamentos que estão cheios de memórias dolorosas sobre pessoas, lugares ou coisas.
O intelecto como tal, não pode solucionar esses problemas porque ele só consegue administrar processos. Administrando as coisas não as consertam inteiramente. Você tem que deixá-los fluir. Quando você faz o Ho’oponopono, o Divino assume o comando dos pensamentos dolorosos e os neutraliza. Fazendo Ho’oponopono você não purifica pessoas, lugares ou coisa alguma. E sim, neutraliza a energia dolorosa que você associa com essas pessoas, lugares ou coisas. Assim, o primeiro passo é a purificação das memórias..
Para continuar, algo maravilhoso acontece. Não só a energia é neutralizada, mas, também, deixa uma nova página vazia para você reescrever outra realidade. A etapa final é permitir que a Divina Presença se mostre e preencha o vazio da página em branco com LUZ DIVINA.